Metodologia

Se ao instruirmos um aluno, apenas passarmos informações sem desenvolver a concentração e motivação, naturalmente o cérebro irá descartar a informação nas proporções apresentadas a seguir. Daí a importância de técnicas de PNL (Programação Neurolingüística) para criar um processo motivacional positivo e os exercícios de fixação e atividades práticas para a consolidação do processo de aprendizagem, evitando indicadores visuais sobre a interpretação do que está sendo falado, permitindo o aluno associar a instrução de áudio diretamente com a informação que está estudando, sem criar uma dependência com indicadores como personagens ou eventos indicativos para suas ações no futuro, criando uma associação mnemônica, fundamental para o processo de memorização. Tudo isso principalmente dentro dos primeiros 120 minutos para evitar o esquecimento do assunto.

O QUE É PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA?
Uma vez entendido este processo, você poderá projetar âncoras poderosas que farão com que instantaneamente seus estudantes sintam-se confiantes, curiosos e ávidos por aprender. Até tocar a mesma música no início de cada uma de suas aulas auxiliará seus alunos a atingirem rapidamente aquele estado mental adequado para o assunto. (Bolstad et alia 1992, p.24)
A criação de uma âncora exige como elementos básicos precisão no momento associado ao estado mental, ou seja, seu nível de atenção e concentração, o que o seu cérebro está fazendo. O principal desafio a se superar é passarmos a barreira do nosso nível consciente que julga e normalmente pode bloquear o que seria a sensação de sucesso e conquista como um elogio. Através de uma técnica simples o Sistema dr.micro utiliza-se do momento exato da concentração do aluno no conteúdo proposto associado a atividade motora do uso do mouse ou teclado, que levam o cérebro a um estado que nos permite mais acessibilidade às emoções. Assim quando o aluno executa um clique e neste exato momento recebe um elogio, esta sensação, primeiro é registrada positivamente para então ser ou não julgada, e então já se inicia o próximo passo imediatamente, não permitindo esta reflexão que poderia inibir esta sensação de bem-estar. Assim a Express Training Educação profissional definiu o seu dicionário de elogios e palavras chaves para motivação do aluno no decorrer do curso, que é monitorado e continuamente aprimorado, já que recebemos milhares de avaliações dos alunos diariamente sobre sua satisfação em relação a aula assistida, nos gerando gráficos de qualidade sobre os conteúdos e sua forma de abordagem para a equipe de desenvolvimento manter sempre a melhor solução. Uma inovação em sistemas interativos, que garante um feedback contínuo e um programa de qualidade permanente sobre o uso destas e de muitas outras técnicas de ensino aplicadas nos cursos.

O ESTADO EM QUE A APRENDIZAGEM OCORRE NATURALMENTE.
Pesquisas mantêm a crença de especialistas de aprendizagem acelerada que a habilidade dos estudantes para memorizar novas informações aumenta mais de 25% apenas levando-os ao estado de relaxamento (ex. Jensen, 1994 p.178). Aprender novas informações não é tanto o resultado de um esforço concentrado pela mente consciente, mas muito mais o resultado de uma atenção relaxada, quase inconsciente. Crianças aprendem canções infantis e canções dos comerciais da TV, não as estudando conscientemente, mas apenas porque estão relaxadas enquanto elas as ouvem. Você anda de bicicleta, não pensando sobre o equilíbrio a cada momento, mas confiando em suas respostas inconscientes. É assim que desejamos ensinar com o dr.micro, contando com a estrutura física adequada (temperatura, equipamento, móveis etc), associado ao silêncio para concentração e excelente qualidade de áudio nas narrações que propiciam uma instrução dentro da zona de conforto do aluno, ou seja, sem as interferências negativas do ambiente. O que a PNL oferece ao professor é a habilidade para, sem resistência e rapidamente, levar os alunos a este estado de relaxamento.

O QUE É CONSTRUTIVISMO?
Outro ponto forte que personifica o treinamento, permitindo ainda maior liberdade de expressão é o roteiro de Projeto Final disponibilizado ao aluno. Neste roteiro o aluno receberá sugestões de uma forma mais generalizada para aplicar seu conteúdo para uma finalidade escolhida por ele, ou seja, o aluno é sugestionado a criar uma empresa para qual irá desenvolver atividades com o uso dos recursos aprendidos para esta empresa, desde o início. Exemplo: Ao aprender o Paint no Windows, além da atividade prática que visa desenvolver a habilidade no software, o aluno é sugestionado no Projeto Final a desenvolver um logotipo para a empresa que escolheu. Com uma atividade dentro da área de interesse do aluno, a motivação é ainda maior para praticar o que aprendeu e assim garantir ainda mais o seu sucesso! É o momento de maior liberdade de criação e construção do conhecimento!