Téc. de Memorização

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO
O sistema de ensino dr.micro consiste em uma solução baseada no princípio do desenvolvimento das habilidades através da construção de atividades práticas após a obtenção do conhecimento orientado por computador. A grande diferença do sistema dr.micro é o alto índice de interatividade e a utilização de recursos multimídia, estrategicamente elaborados para obter maior motivação e conseqüentemente maior concentração e memorização do conteúdo desenvolvido. Quando uma informação é transmitida ao ser humano quanto mais recursos utilizarmos e principalmente, se pudermos fazê-lo aproveitando todos os sentidos, ou seja, seus canais de comunicação (Visual, Auditivo e Cinestésico), melhor será o resultado e é isso que o dr.micro proporciona. Sem a necessidade de leitura (opcionalmente para deficientes auditivos) o aluno tem a oportunidade de receber a instrução por áudio enquanto, simultaneamente, visualiza o conteúdo abordado, facilitando sua assimilação. Quando o aluno interage com o sistema, o retorno oferecido pelo roteiro das aulas promove, em momentos chaves, palavras de incentivo por tarefas desenvolvidas.

TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA MEMÓRIA
Pense na diferença entre memorizar a data de aniversário de alguns amigos versus aprender a andar de bicicleta. As diversas coisas que aprendemos e lembramos não são processadas sempre pelo mesmo mecanismo neural. Existem diferentes categorias de memórias, entre elas estão: A memória ultra-rápida na qual a retenção não dura mais que alguns segundos; A memória de curto prazo (ou curta duração), que dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente; A memória de longo prazo (ou de longa duração), que estabelece anagramas ou traços duradouros e dura dias, semanas ou mesmo anos.

COMO O SISTEMA DR. MICRO AJUDA A PRESERVAR A MEMÓRIA DE LONGO PRAZO?
Se apenas repetir uma informação várias vezes fizesse memorizarmos, quando tentamos decorar um número de telefone desta maneira, não esqueceríamos na menor interferência que ocorresse durante o processo. Portanto não é o número de vezes que repetimos, mas como repetimos e em que intervalos de tempo. Nosso cérebro é capaz de buscar informações guardadas anos atrás e até esquecidas e que de repente surgem em nosso pensamento. Esta informação está em nossa memória de longa duração, apenas não estava indexada e pode ter sido guardada lá usando uma técnica simples: a repetição em intervalos alternados de tempo e forma. É assim que a Dr. Micro busca desenvolver a memorização do conteúdo,
repetindo de forma estrategicamente distribuída a informação durante
uma aula de 1h30min a 2 horas, repetindo o conteúdo poucas vezes,
mas em intervalos de tempo aleatórios e de formas diferentes, provocando
no cérebro o comportamento de armazenar este assunto na memória
de longo prazo. Assim trabalham os exercícios de fixação, as atividades extras além do estudo dirigido por computador.